JARGUS 2018

Caros amigos,

A Comissão Organizadora da “XV Jornada da Associação Gaúcha de Ultrassonografia, do III Encontro Gaúcho da SOBRAMEF e da II FINUSRS – Feira de Implementos e Negócios em US”, tem o prazer de convidá-lo(a) a participar deste evento de grande importância, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2019, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS, numa promoção da Associação Gaúcha de Ultrassonografia - ARGUS.

A Associação Gaúcha de Ultrassonografia - ARGUS é uma sociedade de médicos ultrassonografistas do Rio Grande do Sul ligada a SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, sem fins lucrativos, que busca a disseminação do conhecimento e atualização contínua na área de Ultrassonografia e Medicina Fetal. Para tal, organiza atividades científico-culturais periódicas.

A SBUS vem se notabilizando pela luta em favor do trabalho médico na área da imagem e oferece oportunidade para atualização científica e prática em todo território nacional através de jornadas estaduais. A ARGUS é considerada pela entidade mãe uma das filiadas mais ativas, graças ao empenho da nossa comunidade médica em promover nossa JARGUS anualmente.

A Jornada de 2019 terá participação de renomados palestrantes nacionais e locais, dando enfoque especial as novas técnicas e conhecimentos. De uma forma especial e seguindo uma linha de trabalho da SBUS, teremos atividades também dirigidas ao médico clínico, com a finalidade de auxiliar os colegas na solicitação exames de forma adequada e utilização de seus resultados da melhor forma possível junto aos seus pacientes.

Data
13 a 14 de setembro de 2019

Local
Hotel Plaza São Rafael (Porto Alegre, RS)

Dr. Jorge Telles, presidente da ARGUS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ATENÇÃO PARA NOVOS PROCEDIMENTOS NA CBHPM 2013


A Comissão CBHPM da FEBRASGO, elaborou uma proposta de atualização da CBHPM, que foi apresentada no Congresso Brasileiro da entidade em 2009. Esta proposta englobava procedimentos realizados na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e nas áreas de Atuação da especialidade, reconhecidas pelo CFM.
Foram 26 sugestões, que foram levadas à Câmara Técnica da CBHPM da AMB. Este órgão da AMB  solicitou que as propostas fossem enviadas em agrupamentos menores, para facilitar a exposição aos membros da Comissão e para que fosse obedecido o tempo de discussão de 30 minutos destinado a cada especialidade nas reuniões, que acontecem mensalmente.
Cabe esclarecer que esta comissão é formada por representantes da AMB e dos diversos setores da saúde complementar, incluindo ABRANGE, UNIMEDs, UNIDAS, Seguradoras de Saúde.
Importantes conquistas foram obtidas dia 28/11 próximo passado na área de Medicina Fetal:
Novos códigos na Ginecologia e Obstetrícia para a CBHPM 2013
CÓDIGO
PROCEDIMENTO
PORTE
CUSTO OPER.**
AUXIL
PORTE ANEST
Novo*
Cirurgia fetal guiada por ultrassonografia
9A
24,33
1
5
Novo
Cirurgia fetal endoscópica (guiada por ultrassonografia e fetoscópio)
11A
24,33
1
6
Novo
Intervenção do obstetra na cirurgia fetal à céu aberto
8B
24,33
1
5
Novo
Cordocentese guiada por ultrassonografia
5A
12,17
1
0
Novo
amniodrenagem ou amnioinfusão guiadas por ultrassonografia
5A
12,17
1
0






* O novo código substituirá o código 3.13.09.07-0 (Derivações em cirurgia fetal)
** O custo operacional inclui a utilização de ecógrafo e fetoscópio
Modificações aprovadas na reunião da Câmara Técnica da CBHPM da AMB do dia 28/11/2012